Edifício Solarium terá laje técnica para instalação de ar condicionado

A laje técnica abriga a instalação e a manutenção de alguns equipamentos nos condomínios, além de proporcionar ganho de espaço nos apartamentos 

 Você sabe o que é uma laje técnica? É uma área reservada no pavimento de um edifício que abriga os equipamentos e as tubulações dos principais sistemas operacionais de um condomínio.

O edifício Solarium da Ergus Engenharia, terá o diferencial de um espaço exclusivo para todos os condensadores de ar condicionado.

Ao invés de ocuparem um espaço nas varandas, os condensadores serão literalmente instalados na laje técnica e assim promoverão mais praticidade na vida dos condôminos.

Gustavo Palácio, diretor da Ergus Engenharia, explica que no caso do Edifício Solarium, a laje técnica foi introduzida principalmente para proporcionar ganho de espaço, conforto acústico, segurança e a estética nas unidades.

“Todo mundo quer e precisa ter ar condicionado em casa, especialmente numa cidade de clima mais quente como é São Luís. O que ninguém quer é o incômodo de ter um condensador – normalmente grande – ocupando espaço, algumas vezes gerando ruído, deixando a decoração do apartamento comprometida e o visual da fachada do próprio condomínio pouco atraente. Sem falar do transtorno para instalação e manutenção, que serão minimizados.” Conta Gustavo Palácio

Outro dado importante, de acordo com Gustavo Palácio é que ao ser concebida durante a fase de projeto, a laje técnica já prevê o tipo de equipamento a ser instalado.

“Quando a obra do edifício Solarium terminar, os acessos e passagens já estarão adaptados às reais necessidades geradas pela montagem dos equipamentos de ar condicionado,” afirma.

Vida útil dos aparelhos

Além das vantagens de estética e conforto, a laje técnica oferece vantagens que melhoram o desempenho e podem prolongar a vida útil dos aparelhos de ar condicionado. Acompanhe.

  1. A laje técnica terá sempre a ventilação adequada para o bom funcionamento dos condensadores de ar condicionado;
  2. O condensador também estará protegido do ar marítimo;
  3. Oferece o espaço adequado para a manutenção dos aparelhos de cada unidade e com mais segurança;
  4. Há uma diminuição considerável dos ruídos dos aparelhos, que perturbam o conforto e a tranquilidade dos moradores;
  5. Os condensadores estarão protegidos de ventos fortes, dispensando a instalação de placas protetoras à sua volta que muitas vezes interferem no seu funcionamento.

Segurança  

O ganho em segurança também é bastante importante quando se trata de laje técnica.  Por ficar sempre em local de acesso restrito, a laje deve abrigar também sistemas de detecção e combate à incêndios.  Dessa forma, em caso de qualquer problema desse tipo decorrente de curtos ou superaquecimento dos condensadores de ar condicionado é possível manter o fogo isolado do restante do edifício.

Outro ponto importante: com a laje técnica é que os equipamentos são instalados de forma a permitir acesso rápido, fácil e por todos os lados.

Anterior
Novos condomínios terão pontos de abastecimento para carros elétricos
Menu